Uma delícia de cãozinho recolhido na rua, maltratado e esfomeado = Viveu connosco entre 3/2002 e 09/2010 ===================== Este blog vai continuar, em homenagem ao Monty (agora c/muita saudade) e aos abençoados vindouros.

10
Jan 08

cao_olhosgrs.GIFComo uma câmara, os olhos têm uma lente(cristalino) dentro deles que é usada para foco. Uma catarata é qualquer opacidade do cristalino. A opacidade pode ser muito pequena (catarata incipiente) e não interferir com a visão. Ela pode envolver mais o cristalino (catarata imatura) e causar visão embaçada. Eventualmente, toda a lente fica nebulosa, e toda visão funcional se perde. Esta é chamada catarata madura.
Porém, todos os cães geriátricos desenvolvem um endurecimento da lente (Esclerose Nuclear) que leva o cristalino a ter uma aparência acinzentada e isto geralmente não interfere com a visão. Portanto um exame oftalmológico é fundamental para se diferenciar esses aspectos básicos.

A maioria das cataratas em cães é herdada. A catarata pode se desenvolver rapidamente em semanas, ou lentamente através dos anos, em um ou ambos os olhos. Como os humanos, cães também desenvolvem cataratas com a idade (frequentemente após oito anos de vida). Cataratas também podem se desenvolver em cães com diabete mellitus ou em filhotes órfãos em uma dieta de substituto artificial de leite.
Uma vez que a lente desenvolveu uma catarata, não há método conhecido de tornar a lente clara novamente. Cataratas maduras e imaturas deve ser tratadas cirurgicamente com sua remoção.

Os procedimentos e o equipamento usados para remover cataratas em cães são os mesmos usados em humanos. Através de uma pequena incisão, realiza-se a cirurgia. A técnica usada é a de facoemulsificação, onde uma sonda especial emulsifica ultra-sonicamente e remove a catarata. Depois que toda a lente é removida, uma lente artificial específica para cães e gatos é aplicada no saco capsular, chamada lente intra-ocular. A cirurgia é realizada com microscópio de microcirurgia.

Após cirurgia de catarata, os cães vêem quase normalmente, dependendo se é aplicada a lente intra-ocular ou não. As cataratas, após feito a cirurgia,  não voltam, no entanto, alguns cães podem ter uma menor visão alguns anos após a cirurgia devido à malformação do tecido de cicatrização, glaucoma ou desligamento retinal. Em alguns casos, a colocação de uma lente intra-ocular não é possível, mas estes cães ainda vêem melhor, porém  são mais hipermetropes e os objectos ficam fora de foco, no entanto, não batem nos obstáculos. A córnea faz dois terços do foco do olho, então a visão ainda estará presente, mas não perfeita se a lente (que faz um terço do foco) não pôde ser aplicada.

Cataratas maduras e imaturas causam uma inflamação reactiva séria dentro do olho (Uveíte facolitica) que deve ser tratada com medicamentos, se a cirurgia for realizada ou não. Cirurgia de catarata é um procedimento electivo. Se não for realizada, colírios anti-inflamatório, serão necessários para o resto da vida, assim como reconsultas oculares periódicas. A uveite facolitica pode levar a complicações como glaucoma ou retina desligada, além de diminuir a chance de sucesso na cirurgia de catarata.
Há uma época melhor para realizar a cirurgia. Quanto mais cedo a catarata puder ser removida, melhor.

Raças com Cataratas Hereditárias

Afghan Hound, Beagle, Cavalier, Cocker Spaniel, Golden retriever, Husky Siberiano, Labrador retriever,  Old English Sheepdog, Pastor Alemão, Pointer, Poodle Toy e miniature, Schnauzer Miniatura, Setter Irlandês, Welsh Corgi, West Highland White Terrier.

Com o sucesso da cirurgia podemos esperar que o animal negocie um obstáculo e possua um grau de visão suficiente para voltar a ser um indivíduo activo, feliz e integrado à rotina.

O HOSPITAL VETERINÁRIO S.O.S. ANIMAL de forma pioneira efectuou a primeira cirurgia de catarata por facoemulsificação da região de Maringá em 2007. Isto traz um alento aos inúmeros pacientes que possuem problema de catarata e até o momento só tinham a disposição as técnicas antigas de baixa eficiência como a extra capsular. O oftalmologista, Dr. João Alfredo Kleiner,  da cidade de Curitiba, actua há 10 anos na área de oftalmologia veterinária, e implantou o sector de oftalmologia no Hospital Veterinário S.O.S. ANIMAL sob direcção do Dr. Egon José Fuck. O sector pet hoje se equipara em tecnologia aos grandes centros, deixando a todos que possuam animais de estimação confortáveis para a preservação do bem estar dos seus animais em toda a sua vida.
------------------------------------
Fonte: Dr. Egon José Fuck, MV, PhD - SOS ANIMAL

publicado por LauraBM às 22:41

comentário:
Só ainda ninguém falou do preço de tais operações em Portugal.
Se para os humanos o preço e a demora já são incomportáveis, (tanto que muitos portugueses preferem ir a Espanha onde são tratados rápidamente e por metade do preço),vejam lá para os cães, como é e quanto será!.....
Letícia
Letcia a 10 de Setembro de 2009 às 23:04

«MONTY» O dono do blog

Seja feliz, meu amor, lá onde quer que você esteja!

Fique em paz com a minha saudade!

FRASES PARA PENSAR:

'Haverá sempre, em algum lugar, um cão abandonado, que me impedirá de ser feliz...'
Jean Anouilh

Lide com cada situação estressante como um cachorro:
Se não é para comer ou brincar…

faça um xixi nela e vá andando!

============

Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


*Antiguidades óptimas
*Algo mais sobre mim
*Meter o nariz no blog
 
blogs SAPO